CLUBE DE TIRO, TIRO ESPORTIVO, TIRO PRÁTICO, IPSC<br>-CURSOS DE TIRO E TREINAMENTO TODOS OS MESES-<br>SÃO PAULO SP, SÃO LOURENÇO DA SERRA SP

CLUBE DE TIRO, TIRO ESPORTIVO, TIRO PRÁTICO, IPSC
-CURSOS DE TIRO E TREINAMENTO TODOS OS MESES-
SÃO PAULO SP, SÃO LOURENÇO DA SERRA SP

55 11 95388-2729
55 11 5083-2830
   
domingo, 20 de agosto de 2017 SÃO PAULO SP, SÃO LOURENÇO DA SERRA SP - SEDE E UNIDADE CAMPESTRE E CENTRO DE TREINAMENTO
   

Canais do Clube

 
 
 

O Clube Indica

 
 

Canal: POLÍTICA

LIBERO BADARÓ MORREU EM VÃO E RUI BARBOSA FALOU AO VENTO

 

 O jornalista, Giovanni Battista Líbero Badaró denunciava em seu jornal "Observador Constitucional", os desmandos e excessos cometidos pelos governantes, sob o poder Monárquico do Império de D. Pedro I, "Não devia vegetar no Brasil a planta do despotismo" e do “procedimento anticonstitucional, arbitrário e tirânico do ouvidor Candido Ladislau Japi-Assú".

Autor das primeiras publicações em defesa da liberdade de expressão e em defesa da liberdade de imprensa, morreu assassinado, depois de agonizar por 24 horas depois de ataque a tiro que sofreu no dia 20/11/1830, ao chegar em sua casa, na Rua São José, hoje Rua Líbero Badaró. Ao morrer teve tempo de ser inquerido pelo Juiz José da Silva Merciana, e não hesitou em apontar como mandante do crime o Ouvidor Japi-Assú e ainda declarar "Morre um Liberal, mas não morre a Liberdade"

Em 1920, 31(trinta e um) anos depois que o poder Oligárquico substituiu o poder Monárquico já no Império de D. Pedro II, Rui Barbosa registrou sua desilusão quanto a Liberdade no País em Oração dirigida aos Bacharelandos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

"Ora, senhores bacharelandos, pesai bem que vos ides consagrar à lei, num país onde a lei absolutamente não exprime o consentimento da maioria, onde são as minorias, as oligarquias mais acanhadas, mais impopulares e menos respeitáveis, as que põem, e dispõem, as que mandam, e desmandam em tudo; a saber: num país, onde, verdadeiramente, não há lei, não há moral, política ou juridicamente falando."

Quase 200 anos desde Libero Badaró e 100 anos desde Rui Barbosa e "Tudo continua como dantes, no quartel de Abrantes", ou seja, o cenário mudou mas a história permanece a mesma.

ODILON SOARES

 

 

Veja Mais

  

 

 

 

  CADASTRE-SE

Clique na opção desejada

Para sua Inscrição e você se manterá informado, recebendo convites, e-mails, new letter e informações diversas sobre os eventos Sociais e Esportivos do CLUBE 

Para sua Filiaçãoé Grátis, não há taxas ou mensalidades e você já ficará habilitado a se inscrever para participar dos eventos do CLUBE.

 


Pré Impessão, Fotolito, Embalagens, Rua dos Patis, 639 São Paulo SP CEP  02613-000, 55 (11) 3859 4666, comercial@theoweiss.com.br


   
 
  Copyright © Universal Clube 2010 Todos os direitos reservados.