CLUBE DE TIRO, TIRO ESPORTIVO, TIRO PRÁTICO, IPSC<br>-CURSOS DE TIRO E TREINAMENTO TODOS OS MESES-<br>SÃO PAULO SP, SÃO LOURENÇO DA SERRA SP

CLUBE DE TIRO, TIRO ESPORTIVO, TIRO PRÁTICO, IPSC
-CURSOS DE TIRO E TREINAMENTO TODOS OS MESES-
SÃO PAULO SP, SÃO LOURENÇO DA SERRA SP

55 11 93211-6780
55 11 5083-2830
   
terça,12 de novembro de 2019 SÃO PAULO SP, SÃO LOURENÇO DA SERRA SP - SEDE E UNIDADE CAMPESTRE E CENTRO DE TREINAMENTO
   

Canais do Clube

 
 
 

O Clube Indica

 
 

Canal: ODILON SOARES

ÉTICA, ETIQUETA, MORAL, CIDADANIA

 

Não se surpreenda se perguntar ao seu redor e descobrir quão poucos são os que têm clara noção sobre o que é, ou sabem da importância primordial da ética para a sociedade humana, mesmo por que raríssimos são os que a adotam como norma de vida.

Antes há que reconhecer a natureza humana, ou, no dizer de Beccaria, do "coração do homem". "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo", o autoconhecimento vem primeiro, antes de entendermos as coisas mais profundas da vida e da sociedade humana.

Adão e Eva tinham de tudo no Paraíso, menos a maçã. Roubaram a maçã. Abel e Caim viam a imensidão do mundo a ocupar, Caim matou Abel. Roubar, matar e canibalizar é da natureza humana. É o nosso pecado original.

Os primeiros humanos vagavam sós ou em pequenos grupos dominados por um macho alfa que sobrevivia apenas enquanto outro não o destruísse.   O "homem-de-neandertal" não sobreviveu, o isolamento, a mútua destruição e o canibalismo levou a espécie a extinção.   Já os "homo-sapiens" sobreviveram e isso só se tornou possível depois de fatigados de viverem no meio de temores e de inimigos por toda parte, se viram forçados a se reunir em grupos cada vez maiores.  Mas a experiência os fez ver quanto à maioria está longe de adotar princípios estáveis de conduta.

Os mais sábios discursos, a eloquência mais arrebatadora, as verdades mais sublimes, não passam, para os humanos, de um freio impotente que logo despedaçam.  As leis dos Deuses e depois dos homens e as penas estabelecidas contra os infratores se tornaram o freio efetivo para as paixões humanas. Qualquer outro meio seria insuficiente.

Quando se abre mão da punição em troca da utopia filosófica das ideologias, como nas "políticas públicas" de segurança do Estado Brasileiro, vemos o que vemos no nosso dia a dia, criminosos por toda a parte vitimando a nação Brasileira, livres e soltos matando, roubando, estuprando, seviciando, torturando.

Aprender a conviver em sociedade a despeito da nossa natureza humana é o nosso destino e Aristóteles já dizia que o homem deveria ser correto, virtuoso e ético.            Nada mais que o predomínio da razão sobre a besta, apenas isso.

Do termo grego ethos que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento", a ética é o estudo desses aspectos ideais do ser humano, procurando estabelecer as maneiras mais convenientes de sermos e agirmos, não como bestas, mas como resultado da nossa racionalidade.  

Da ética são as regras e normas de comportamento social, familiar e profissional e essa foi a forma encontrada que reuniu os humanos em sociedade, mas prevaleceu um princípio universal de dissolução.          

Mas ao contrário das Leis Formais que penalizam os infratores, a transgressão ao comportamento ético não traz em princípio a punição, depende do controle social da sociedade e da família, infelizmente cada vez mais esquecido e abandonado.  

Agir respeitosamente quanto a forma de ser dos outros, sem que isso signifique abandonar a sua própria; assegurar a inviolabilidade do direito dos outros, até o limite do seu próprio e não agir com preconceito ou desprezo com as diferenças de cor, raça, sexo ou preferências sexuais, e comportando-se adequadamente ao ambiente em que se encontra, de acordo com as regras da etiqueta social, demonstra a cidadania e racionalidade da sociedade humana.

Ética é respeitar e não prejudicar os outros. Etiqueta é o comportamento Ético cerimonioso no convívio social. Moral é a Ética quando ninguém vê ou sabe o que você está fazendo. Cidadania é o comportamento Ético. Cidadão é o membro da sociedade humana. Marginal é quem não é Cidadão.  VALE A PENA PENSAR NISSO

ODILON SOARES

Veja Mais
   
 
  Copyright © Universal Clube 2010 Todos os direitos reservados.